• Fruta Dragão

Participação no Congresso dos frutos 2020

O GO Fruta Dragão participou no Congresso de Fruticultura da Feira Frutos 2020 “Inovação e estratégia para a fruticultura nacional”, no passado dia 10 de dezembro de 2020. Este evento, online, foi promovido pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e dedicado à fruticultura e foi organizado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha com o Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional-Centro de Competências (COTHN-CC), Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIAV, I.P.), Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT), Frutalvor, Centro de Gestão Agrícola de Alvorninha, Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) e em parceria com a Associação Portuguesa de Horticultura (APH).


O evento teve como objetivo promover um espaço de apresentação, divulgação científica e tecnológica e debate, contribuindo para o lançamento de novas estratégias e maior competitividade, indispensáveis para a modernização e o desenvolvimento da fruticultura no futuro, ajudando a promover um setor agrícola mais sustentável e resiliente.


Neste evento, em formato online, o professor Amílcar Duarte, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, parceira deste projeto, apresentou um póster do mesmo (5:07:15), com os principais resultados obtidos até à data. Pode consultar o póster no link abaixo:

Poster_fruta_dragão
.pdf
Download PDF • 2.90MB

A Ana Rita Cabrita Trindade respondeu ainda a algumas questões (minuto 5:19:27). Sendo uma cultura relativamente nova em Portugal, surgiram muitas curiosidades acerca das variedades estudadas neste projeto e de alguns pontos importantes na implementação das mesmas no pomar, como o compasso de plantação, polinização e outros. Houve ainda algum tempo para troca de experiências sobre a produção de Pitaia, no Brasil.

O evento terminou com a intervenção de Nuno Russo - Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural que felicitou a organização e a participação de todos, uma vez que estas iniciativas promovem a cooperação no setor da fruticultura em Portugal e a partilha do conhecimento.


Pode (re)ver o evento e a a participação do Grupo Operacional aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=q83leGV37KQ


O grupo Operacional Fruta Dragão participou em vários momentos:

· Póster 5:07:15

· Resposta a questões/apresentação: 5:19:27

Pode também consultar o Livro de Resumos Congresso Frutos 2020 no link abaixo:

Livro de Resumos Congresso Frutos 2020
.p
Download P • 1.37MB

CONTACTOS 

LÍDER DO CONSÓRCIO: AJAP

Rua D. Pedro V, 108 - 2º

1269-128 Lisboa

Para mais informações: www.ajap.pt